Na Shapeshifters® a metodologia de trabalho é veemente contra o uso de quaisquer Esteroides Anabolizantes (EA) e derivados de forma descriminada, pelos seus efeitos severos na saúde e dependência (Albano, G. et al, 2021). Certamente daria um bonito e comercial post “antes e após”, mas não é o caminho que queremos seguir.
Não optar por um caminho, não significa que não se respeite quem o segue, mas é também nosso dever alertar aqueles que têm autonomia financeira suficiente … quais os riscos a correr. Deixo alguns dos efeitos neste pequeno artigo.
Efeitos ao nível Neurológico
Bjornebekk e colaboradores (2017) encontraram uma menor matéria cinzenta, um menor volume de cortical e um córtex cerebral mais fino ao obter imagens por ressonância magnética do cérebro de 82 utilizadores de EA. Outros estudos alertam para um aumento da predisposição agressividade, ansiedade, depressão e perda de memória em indivíduos com concentrações endógenas suprafisiológicas (Piacentino et al, 2015; Rashid et al, 2007; Joksimovic et al, 2019 e Hauger et al, 2019).
Efeitos ao Nível Cardiovascular
Vários estudos revelam alterações significativas na morfologia do coração, como o aumento do tamanho e hipertensão do ventrículo esquerdo (Chrotowski et al, 2011) Espessura mais fina das paredes do ventrículo esquerdo e disfunção mecânica do miocárdio (Baggish et al, 2010) (Rasmussen et al, 2018). Estas e outras alterações relacionam-se com a incidência de arritmias a longo prazo e morte súbita cardíaca (Golestani, R. et al, 2012) (Angell P. et al, 2012) (Phillis, B.D. et al, 2007).
Além das alterações cardíacas, o desenvolvimento da placa de ateroma é significativamente superior nestes indivíduos (Esperón, C.G. et al, 2016), contribuindo para a incidência de enfarte do miocárdico em 3% dos utilizados de EA (Baggish, A.L. et al, 2017).